.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Pudim de Claras


Fiz quindim e normalmente congelo as claras, para usar quando tiver uma receita boa, ou suspiros , merengue, enfim, mas, desta vez, não resisti um pudim de claras com baba de moça, genteeeeeeeeeee, parece uma nuvem derretendo na boca, sensação maravilhosa, lembra a maria mole da minha infância, só que diferente, por ter uma calda, leve, um doce maravilhoso e garanto sem nenhum gosto de ovo...acho, não, tenho certeza, que meu Avó, lá da terrinha de Portugal, ficaria orgulhoso de mim... ele amava Pudim de claras... com ou sem baba de moça,
A receita é minha mesmo... de muitos e muitos anos, não faço com tanta frequência, mas, quando faço é sucesso...

Para o pudim usei 10 claras de ovos que sobraram do quindim
250 gramas de açúcar refinado mesmo
se quiser pode colocar algumas gotas de baunilha,
Bata as claras até ficar branquinha e com a batedeira ainda ligada vá acrescentando aos poucos o açúcar, vai ficar um merengue. quando estiver batida, acrescento uma colher de amido de milho, maisena, e uma colher de sobremesa rasa de fermento em pó...não mexa com a colher, bata somente para agregar......se preferir utilize somente uma calda de caramelo, a proporção é de uma parte de açúcar para meia de água, por exemplo 2 xícaras de açúcar, uma xícara de água, coloque numa panela sem mexer e leve ao fogo até engrossar e virar um caramelo, de vez em quando mexa a panela para envolver tudo, mas, nunca mexa com colher, pode açucarar. deixe a calda esfriar um pouco e só então coloque as claras batidas, faça primeiro a calda depois coloque na forma que vai fazer o pudim, e então batas as claras, leve ao forno não muito alto, pré aquecido em banho maria ,  até dourar, ao retirar do forno não se assuste, vai murchar um pouco, mas, é normal, deixe esfriar para desenformar, só assim já é uma delicia, uma nuvem eu diria rsrsrs leve, deliciaaaaaaaaaaa, mas, se ainda assim quiser uma baba de moça, que eu recomendo muito, fica realmente fantástico ...Aqui vai uma calda bem facin facin:
200 Ml de leite de coco
1 Xícarae 1/4 de açúcar
Cravo e canela em pau é opcional
Se preferir menos doce diminua um pouquinho o açúcar, leve ao fogo até ficar uma calda rala, tire do fogo e acrescente 6 gemas peneiradas, volte ao fogo e mexa até engrossar levemente. é só colocar no pudim, ou servir separadamente, faço os dois rsrsrsrs adorooooooooooooooooo... Espero que tenham gostado, eu adoreiiiiiiiiiiii hehehehehehehe, mondibeijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.
Amei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...