.

terça-feira, 4 de março de 2014

Quindim


Quando era pequena rsrsrsrs faz um pouco de tempo, só um pouquinho, minha tia Irene, era uma confeiteira de mão cheia... trabalhava na única confeitaria que tinha onde morava, ahhhhhhhhhhhh minha alegria era visitar a Tia Irene rsrsrsrsrrs, nada de pensar mal de mim hein? ADORAVA MINHA TIA TAMBÉM... mas, o que realmente gostava, mais do que comer aquelas delicias, era admirar os doces de todos os formatos e cores, cobertos de cremes de frutas rsrsrsrsrrs aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, queria comer um de cada, mas, é claro ninguém sabia desse meu desejo rsrsrsrsr nada bobo né? então educadamente quando me ofereciam, queria um quindim, kkkkkkkkkkkkkk na verdade queria vários, mas, afemaria e o medo rsrsrsrsrsrsr, comia o quindim com maior admiração por minha Tia querida, e sempre orgulhosa dizia: ninguém faz quindim como a tia Irene, verdade seja dita, e com aquele sabor de infância, jamais... cresci assim amando este doce, que foi perdendo o encanto a medida que fui crescendo, tinha quindim de vários tamanhos e gente, quem gosta sabe, rsrsrsrsrsrs quanto maior, melhor... erradoooooooooooo, pelo menos para mim, hoje adoro os pequenos e não me atrevo comer quindim em qualquer lugar, apesar de amar, não gosto daquele cheiro forte de ovo, na na ni na nãoooooooooo, é comum ouvir pessoas dizer que não gosta do doce, exatamente por esse motivo o cheiro de ovo. fiquei muitos anos sem comer quindim, pois infelizmente só encontrava desta forma, desanimei...Um belo dia, encontrei uma receita e fiz para uma festinha da minha mãezinha, e para nossa alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, ficou perfeito, desde então já fiz vários sabores, mas, continuo amando este aqui, de coco, meu preferido...ahhhhhhhhhhhh, se este aqui que faço sempre, é igual da tia Irene? não, não é, apesar de ser delicioso, da tia Irene tinha história, tinha lembrança e tinha aquele carinho, que sinto ainda e sentirei sempre, parece que vejo o carinho que ela pegava o quindim para mim... mas, faço com todo meu amor e carinho e certamente um dia, meus quindins serão lembrados,  assim ... espero kkkkkkkkkkkkkk, vamos a receitinha, facin demais.

10 Gemas de ovos, prefiro de ovos caipiras aquele que faz pircorococór kkkkkkkkkkk,
50 Gramas de coco ralado, pode ser o seco ou fresco, ( eu coloco mais )
1  Vidro de 200 Ml de leite de coco
200 Gramas de açúcar
Manteiga e açúcar para untar as forminha



Separe as claras das gemas

É importante você quebrar os ovos dentro de uma tigelinha separada antes de colocar na tigela em que o doce vai ser preparado, pois se algum ovo estiver podre, os outros ingredientes não ficarão contaminados
As claras não serão utilizadas, mas guarde para preparar um suspiro ou pudim de claras, fiz e ficou uma delicia, vou postar meu pudim de claras para vcs
Unte com manteiga e açúcar uma forma com buraco no meio ou forminhas individuais
Na tigela em que estão as gemas, junte o açúcar, o leite de coco e o coco ralado
Misture delicadamente
É importante não misturar muito
Coloque a mistura dentro da forma e leve ao forno pré-aquecido à  por aproximadamente 50 minutos
Para saber se o quindim está pronto, verifique se a parte de cima está corada e espete um palito dentro para ver se sai seco
Quando o quindim estiver pronto, retire do forno e deixe ficar morno
Coloque um prato por cima da forma e vire delicadamente para o quindim cair sobre o prato

Minhas adaptações, primeiro deixo o coco no leite de coco por aproximadamente 1 hora, hidratando assim, uso coco ralado se for o caso sem adição de açúcar, peneiro as gemas sem mexer com colher, apenas peneirando para não ficar com cheiro de ovo, se necessário peneire duas vezes... não unto as forminhas ou a forma a ser usada com manteiga e sim com glucose de milho, aquela branca que vem em potinhos, e açúcar, pode ser refinado ou cristal...
Asse em banho maria, forno, pré aquecido, o ponto é quando vc ver que está consistente, 


Agora é só ser feliz, Espero que gostem, amoooooooooooooooooooooooooo Quindimmmm, Mondibeijo

2 comentários:

  1. Oi Marcia querida. Sou eu a Marlene Ferreira do SALADICHE amiga eu queria te seguir por lá, mas o google não deixou. Depois eu volto e faço e te sigo pelo SALADICHE também. To encantada com seu blog, com tanta comida gostosa e bem selecionada de pratos e cardápios deliciosos de comer e práticos de se fazer, com coisas encontradas na nossa terra e no dia a dia, Minha amiga que blog nota 10 você tem. Eu vou passar sempre por aqui. Obrigada Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que beleza amiga....devem ter ficado mioto bommmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Amei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...