.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Yes, Nós temos bananas, e nhoque de bananas também rsrsrsrsrs






Desde pequenina , gostava de estar com minha mãezinha na cozinha dela, ela fazia delicias e mais delicias, e amava o jeitinho que era só dela quando recebia as pessoas em casa... eu não entendia muito, mas, adorava, família enorme rsrsrsrsrsr, minha avó querida, Dona Josefa, teve 16 filhos, mas, somente dez estiveram aqui conosco dividindo momentos, sempre no final do ano, geralmente no Natal, eles se reuniam, com meus avós , lembro que já estavam velhinhos e adoravam esta data, as crianças, genteeeeeeeeee, era muita criança rsrsrsrsrs, então para o almoço, todos amavam nhoque, de batatas, no jeitinho tradicional de se fazer naquele tempo , uma bacia enorme, se fazia a massa, e minha mãezinha e minha tia querida Tia Antônia, saudades demais, faziam e cortavam os rolinhos e as outras tantas tias rsrsrsrsrrs faziam outros pratos, e as crianças maiores ajudavam com a louça, enquanto as menores, brincavam , ahhhhhhhhh os homens, meus tios, meu pai e primos... conversavam alegres, mas, a hora melhor que havia, era sentir o cheirinho bom que vinha da cozinha e as mulheres todas conversando alegres, não tinha preço, momentos e doces lembranças, ahhhhhhhh por falar em doces rsrsrsrsrs, esta parte era uma delicia, cada uma delas tinha uma receitinha de sobremesa boa, e após o almoço as tias prendadas, colocavam em nossa frente aquelas delicias dificil de escolher, mas, adorável de se olhar, a mesa... hummmmmmmmm era grande e linda, mas, não cabia todos, somando todos, nem sei quantas pessoas tinha, mas, enchia a casa toda, o quintal, e tudo mais, que bons tempos, todo ano se repetia, mas, os anos se passaram e infelizmente tudo ficou só na lembrança, doce lembrança que nem o tempo consegue apagar, mais tarde sem meus avós, a família ficou menor, mas, minha mãezinha amada, sempre fazia o nhoque , era de batatas, e este nhoque inesquecível, permanece, em nossas lindas lembranças, hoje, tem muitas maquinas, acessórios para nhoque, mas, aquele jeitinho delicado e carinhoso, é para sempre, em mim. Bom, temos nhoques de batatas,de mandioquinha, de mandioca etc e tal, mas, eu nunca sequer ouvi falar em nhoque de bananas verdes a Bio Massa, fiquei preocupada rsrsrsrsrsr, imaginando o sabor, a textura e para nossa alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, é maravilhoso, realmente a Bio Massa é algo divino. Então vamos aprender a fazer , porque vale a pena mesmooooo :

Ingredientes.

1?2 quilo de Bio Massa Polpa( bananas verdes cozidas e amassadas) Passada na peneira, sem nenhuma adição de água.
1 colher de sopa de sal
1 Ovo
Farinha de trigo ( até dar o ponto )
2 Colheres de café de açafrão
50 Gramas de queijo ralado ( opcional ) eu usei
Observação:
Deixe a bio massa polpa bem desmanchada e fria, para depois acrescentar, os demais ingredientes, assim se utilizará, menos farinha de trigo.essa Bio Massa Polpa tem que ser feita, no dia, para utilização imediata( sem ser congelada ).
Preparo.
Numa tigela, misture a Bio Massa bem amassada, com o garfo e quase fria, o ovo, sal, açafrão, queijo ralado. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo, e vá amassando até que não grude mais nas mãos e na superfície .Faça os rolinhos e corte em pedaços de uns dois centímetros. Coloque numa bandeja levemente enfarinhada e reserve.

Numa panela funda, coloque a metade de água, um fio de óleo e o sal, deixe ferver.

Quando abrir fervura, vá colocando aos poucos o nhoque para cozinhar. quando o nhoque subir, retire com uma escumadeira escorra, numa peneira ou escorredor de macarrão.a cada porção cozida, logo após escorrer , coloque numa vasilha e cubra com o molho de sua preferência, bem quente.depois que terminar de cozinhar todo nhoque, polvilhe queijo ralado por cima do molho, se preferir, coloque no forno para gratinar. Sirva bem quente ...

Dica de molho para nhoque ou outro tipo de massa .

Molho branco :

Ingredientes:

500 ml de leite, 

1 Xícara de chá de Bio Massa polpa

4 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 Cebola grande

1 Dente de alho

Noz Moscada á gosto

Sal á gosto

Preparo:

Em uma panela, doure a cebola picadinha e o alho, na margarina a seguir, acrescente o leite , o sal até ferver. Bater a Bio Massa com um pouco dessa mistura e volte para panela , mexendo até engrossar.Deixe ferver mexendo até o ponto desejado, antes de desligar coloque a noz moscada e mexa, desligue, prontinho, um molho delicioso para sua massa. desejo de coração que experimentem, o nhoque e o molho branco, mondibeijos... 

Aqui prontinhos para degustar rsrsrsrrs, sirvam-se a vontade...







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...