.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Yés, nós temos banana. ( banana verde ) Bio Massa


Fiz vários cursos, aqui na cidade onde moro, e adorei, mas um belo dia me convidaram para o curso de bananas verdes, fiquei indecisa e quase que não vou, felizmente mudei de ideia , sim esta ideia que banana verde não se faz nada, melhor dizendo se faz sim, dão para os porcos comerem, então fiquei maravilhada com este curso divino, os dias que fizemos o curso pediram Bis, queria muitos e muitos outros, descobri coisas magnificas, que não sabia e estava longe saber, fazer bolos deliciosos com bananas verdes, nhoque de banana?, sorvete? sopa? arroz, feijão? molho branco, molho vermelho? nossa, tudo isto e muito mais tenho muitas fotos aqui para postar sobre as delicias deste maravilhoso curso e muitas receitas deliciosas, tudo a ver com nosso bem estar pq a banana verde ( chamada de bio massa) tem tantos benefícios que nem imaginavam, e todos podem fazer uso, pois a banana verde, não é como a banana madura que contém açúcar e tudo mais... vou postar tudo aqui iniciando pelos benefícios, me aguardem vcs vão amar esta novidade. se gostou deixe aqui um comentário e me esperem que vou postar tudo. 


Preparo:


Com uma faca ou tesoura, separe do cacho as bananas verdes não aclimatizadas.

Aqui vale um parêntese para explicar melhor o que é isso:

(Não climatizada todas as bananas que são vendidas comercialmente em feiras, supermercados passam por um processo aclimatização, isto é, são colocadas em uma espécie de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Essas bananas não servem. Por isso, você deve procurar a banana verde “de verdade”, isto é, aquela que foi retirada do cacho e foi diretamente para a sua casa.)

Tome cuidado para manter os talinhos na banana para que elas fiquem íntegras e bem fechadinhas, sem aparecer nenhum pedaço da parte branca interna. Lave – as bem.

Dependendo da origem deste cacho, é preciso lavar com água e sabão, utilizando uma esponja. Se for esse o caso, enxague bem., Com uma esponja lave muito bem com água e sabão e enxague muito bem cada uma delas, uma por uma.

Em uma panela de pressão, coloque a água até a metade e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca.

Esse procedimento se chama “Choque térmico” e é muito importante. Tampe a panela e, quando começar a fazer o barulho do vapor saindo da válvula, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo, mas não abra a panela.

Não acelere esse processo, colocando a panela de pressão debaixo da água da torneira por exemplo. A panela de pressão tem de perder a pressão naturalmente.

Destampe a panela e descasque as bananas com o auxilio de um garfo, pois preciso descasca – las ainda quentes (e depressa).

Em seguida, centrifugue ou bata no liquidificador, como já disse antes, nós em nosso curso preferimos amassa-las com garfo e separar as cascas, até que se transforme em uma pasta quente. Lembre – se que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisa estar o mais quente possível para facilitar o processo.

Caso a banana esfrie, não bata em processador ou liquidificador, pois ela vai estar dura. Nesse caso coloque a em Banho-Maria (em um pirex dentro de uma panela com água, no fogo). Espere amolecer novamente e bata imediatamente para obter uma pasta.

Não jogue fora as cascas. Guarde – as em um pote com água e limão na geladeira por até 07 dias na proporção de 03 colheres de sopa de suco de limão para cada litro de água , no curso tivemos informação de que as cascas não seriam congeladas. somente guardadas na geladeira por no máximo 7 dias

A casca pode ser cortadas, picamos bem igual na foto acima citada sobre a bio massa fibra e conservamos nesta solução de água e limão, pode ser cozida como um legume, fazendo parte de outras preparações. Pode também ser processadas até que se obtenha uma pasta dessas cascas, a qual pode ser acrescentada em diversas receitas como tabule, quibe, cuscuz, farofa, arroz, bolos pães, etc…

Isso agregará não apenas valor nutricional á receita, mas também a tornará excelente fonte de fibra.. fizemos muitas delicias com ela, vou colocar aqui as receitinhas maravilhosas a seguir, para utilização das cascas 9 bio massa fibra, pegamos a quantidade desejada e esprememos para tirar o caldo do limão e utilizamos. 


2 comentários:

  1. Ah simmmmmmmmmmmm...isto sim amiga, é tudo de bom!...Bem explicadinho amiga. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maaaaaaaaaaaaaaa, espero que goste das receitinhas e o que mais se pode fazer com as bananas verdes, no caso a Bio Massa, eu amoooooooooooooooooo, bjus e sempre, obrigada flor.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário.
Amei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...